Neoprene e sublimação

Placas de Neoprene
Para se fazer uma imagem com qualidade fotográfica no neoprene, existem algumas técnicas que são imprescindíveis.A principal delas é borracha ser resistente ao calor e não deformar suas células durante o processo, isso se consegue pela adição de um aditivo no processo de vulcanização da borracha, desta forma o processo de compressão na aplicação do transfer não diminui espessura do material.



A cor da borracha do neoprene ajuda no processo de sublimação sendo ela colorida artificialmente de branco, a vantagem é que as cores ficarão mais vivas durante a sublimação. A desvantagem é que sendo branca foge do tradicional que é preta e muitos clientes haverão de duvidar que o material realmente é neoprene. Nada impede de se fazer a sublimação com a borracha preta, mas a cor ao final do processo de sublimação é bem considerável, ponto a favor da borracha branca.

Outra técnica importante é que o tecido além de ser de poliéster, deverá ter uma trama de seus fios mais consistente, alguns chaman de “duplo poliéster” comercialmente mas nada mais é do que uma composição mais consistente na tecelagem. 

O tecido do lado oposto ao neoprene pode ser tanto em elanca quanto em poliéster, a vantagem da elanca é a elasticidade, uma propriedade muito apreciada no neoprene para confecções, usando poliéster do outro lado a desvantagem é que também haverá um travamento dessa elasticidade pois terá nas duas faces tecidos menos elástico.

O papel de sublimação deverá ter verniz de sublimação justamente para vocÊ conseguir um bom resultado de transferência sem precisar mexer em tempertaura, tempo e pressão que modificam a estrutura do neoprene. Não é inteligente tentar economizar nesse passo, a economia em papel pode resultar em perdas por problemas de qualidade no neoprene o que é muito mais caro.

As tintas usadas nas plotters de sublimação devem além de ter uma qualidade superior tem o mesmo sentido que o papel, usar tintas de qualidade inferior não é recomendado o tempo e material que se perderá para se atingir determinada cor não compensa esse investimento.


Vídeo Como sublimar produtos feitos em neoprene



                                         

A calibração de cores deve feita no próprio neoprene, aqui na Brindeleve utilizamos espectofotômetro e um programa de normatização de cores antes ir para a plotter um processo cuidadoso nesse sentido garante vantagens de cores mais nítidas e fiéis além e ter uma economia secundária na certeza de se chegar na cor do logo do cliente. Por sermos especialistas em neoprene, não usamos outras matérias primas não necessitando mudar de padrão de cores.


O processo de sublimação do Neoprene

O processo de sublimação em si deve seguir alguns padrões de 3 variáveis, tempo, temperatura e pressão da prensa térmica. O ideal é que a prensa térmica tenha uniformidade de temperatura ao longo da chapa, variações pequenas de temperatura poderão ocasionar imperfeições no produto final principalmente em cores chapadas. 

Aqui na Brindeleve usamos temperatura de 220ºC e fazemos manutenção preventiva no conjunto de resistência anualmente. O tempo de aplicação pode variar, normalmente cores chapas demandam um tempo maior de aplicação não mais que 5 segundos do padrão que é de 20 segundos. 

Sendo o desenho todo colorido você pode manter uma temperatura menor que o resultado final não será alterado. A pressão é um fator importante e decisivo, logicamente quanto maior a pressão melhor o resultado de transferência, porém sendo alta a borracha não resistirá ao impacto. Com nossa prensa pneumática mantemos em 4 libras.

Enfim a sublimação não é segredo o que com certeza trará resultado de excelente qualidade é o conjunto de técnicas cumpridas à risca.

Resultado 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Best Blogger Gadgets